About

Torcida Furia Iguaçuana - TFI

História do Clube







Em 1971, abnegados do futebol, encabeçados pelo então Coronel Ricardo Gianordolli, comandante na época do 5º Batalhão de Engenharia de Combate em Porto União-SC, cidade irmã de União da Vitória, reuniram-se naquele Batalhão e decidiram fundar uma equipe profissional que representasse as duas cidades vizinhas, enfim estava fundada a Associação Atlética Iguaçu mais precisamente em 15 de agosto de 1971, a associação tendo como primeiro presidente o Coronel Gianordolli.
Formada a equipe, surge a primeira dúvida: qual Campeonato disputar, Paranaense ou Catarinense? Sem muita demora, a primeira opção foi escolhida. Sendo assim, apenas quatro meses após a entidade despontar para o mundo do futebol, o Iguaçu estreou no torneio Estadual do Paraná.
O primeiro Campeonato disputado teve seu início antecipado para o mês de novembro de 1971. E no dia 14 de novembro de 1971, a A.A.Iguaçu fazia sua estréia em competições oficiais no Campeonato Paranaense. A ficha técnica da primeira partida:
Estádio Enéas Muniz de Queiroz, em União da Vitória
Associação Atlética Iguaçu x Pinheiros
Nessa mesma estréia da Pantera do Vale também foi a estréia do Pinheiros, antes chamava-se Água Verde.
Final de jogo: A.A.Iguaçu 2 x 2 Pinheiros (gols do Iguaçu, Duda e Bugrão, gols do Pinheiros Madureira e Nei). A arbitragem foi de Plinio Buenas.
A A.A.Iguaçu atuou nessa partida com: Jorge, Ronaldo (Jorginho), Zé Maria, Niri, Santos, Dito Cola, Indio, Gentil, Bugrão, Duda e Chila.

Após a estréia Iguaçuana em competições oficiais, a equipe permaneceu na primeira divisão de 1971 até 1980. Em 1980, é rebaixada para segunda divisão, ficando até 1987. Nesse ano, o Pantera do Vale é conquista o título de Campeão da Segunda Divisão do Paraná e volta para a Primeira Divisão. A partida decisiva foi contra o Operário de Ponta Grossa no dia 13 de setembro em Ponta Grossa, terminou em 3 a 1 pro Iguaçu gols do Mica, Josemar e Biro-Biro e Nilson para o Operário de P. Grossa.


Em 1988, a equipe de União da Vitória participou da Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro, na época o módulo AZUL, não tendo boa classificação. 1993, marca um novo rebaixamento da equipe da segunda divisão paranaense.

Após um recesso nas suas atividades a partir do final de 1997,a equipe retornou ao futebol profissional em 2005 ,disputando a Divisão de Acesso e conquista o título com uma rodada de antecipação, subindo novamente para a Primeira Divisão em 2006. Mas com denúncias de outros clubes a A.A.Iguaçu acusava de utilizar jogador irregular em uma partida, perde 6 pontos e fica em terceira colocada perdendo o título e a vaga da Primeira Divisão.
Mas com a fusão de ADAP/Galo Maringá e a desistência do União Bandeirantes na Primeira Divisão abre uma vaga para a inclusão do Iguaçu no Campeonato Paranaense da Primeira Divisão/2007.
Após uma péssima campanha na 1ª Copa Paraná, a equipe se desligou da fracassada parceria com a empresa Europa Sport (atualmente sub judice), realizando para o Campeonato de 2009, uma parceria com o Paraná Clube (também participante do mesmo Campeonato), ao qual este, em troca da cota de televisionamento que o clube teria direito, forneceria um plantel completo de jogadores e comissão técnica, sem ônus para o Iguaçú. Parceria essa que ocasionou o rebaixamento do clube, na última colocação (15ª), com apenas 14 pontos, em 42 disputados. 
A.A. Iguaçu ,uma das maióres e tradicionais equipe do parana, a sua média de publico em 2009 no campeonato paranaense éra de 5 Mil pessoas (a Terceira maiór media do paranaense peredendo apenas para o Atletico-PR, e Coritiba).
Novamente sob o comando de Odenir Borges, em 2010, o Iguaçú iria participar da 2ª Divisão (Série Prata), mas por pendências financeiras perante a FPF, não participou do Arbitral (e brigas com o Presidente da FPF), sendo automaticamente rebaixado para a 3ª Divisão (Série Bronze) de 2010; tentou na Justiça Desportiva a manutenção naquela Divisão, sem sucesso. Como as pendências finaceiras e a briga com a FPF permaneciam, não pode participar da 3ª Divisão de 2010.
A solução encontrada pelos antigos dirigentes que reassumiram o clube, foi participar com uma nova entidade jurídica diferente, mas com o mesmo nome, o Iguaçú/AGEX, na 3ª Divisão de 2010, mandando seus jogos em União da Vitória, sagrando-se vice-campeão, subindo para a Série Prata em 2011.

Iguaçu, 1984.
Em pé: Ailton Silva, Valtinho, Belga, Divair, Dirceu Pato, Charrão e Galo.
Agachados: Maurilho, Miro, Edinho, Peixe, Julio Cesar e Pio.

Iguaçu, 2007.

 
Iguaçu Primeiro time, no ano de 1972.



Títulos
Campeonato Paranaense Série Prata: 3 vezes (1987, 1996 e 2006)


Fonte: Wikipedia e Blog 1 Time Por Dia