About

Torcida Furia Iguaçuana - TFI

Opiniao: Analise e Comentario

IGUAÇU AGEX: CASAMENTO OU DIVORCIO?

ARTHUR LUIZ PEIXER

Andam alegando diversas versões para as noticias das mídias de União da Vitória. Radio, Televisão, imprensa digital, todos entrando em colisão para entender a real situação do clube que representa a cidade. Enfim, tudo isso gerou intensa discussão, e para muitos o caso está encerrado. Mas não é o que parece.
Essa semana, a tabela do Campeonato Paranaense Sub-17 foi disponibilizada no site oficial da Federação, onde não se encontra Iguaçu Agex F.C. Ltda., mais sim Agex F.C. Ltda., em todos os jogos da primeira fase. O pessoal que representa o Agex, diz que usaram o nome das empresas, não o nome Fantasia, que seria o qual incluiria “Iguaçu” a nomenclatura do clube. Mas, se é assim, o nome da Pantera do Vale, não serviria somente para uma espécie de marketing para atrair o publico? A possível criação de um novo escudo, como foi divulgado na Comunidade Oficial da Associação Atlética Iguaçu, seria um meio de ir apagando aos poucos, a imagem real do clube que tantas glórias conquistou em União da Vitória?
Bem, querendo ou não, a diretoria Iguaçuana não tem nada haver com o Agex, como o próprio presidente da empresa, Moises do Amaral alega, então na verdade surgiu um segundo clube em União, um clube-empresa, hoje muito comum no futebol brasileiro e mundial. É valido isso, mas enfim, não seria melhor criar uma identidade própria então? Em minha opinião, deveriam ter organizado algo, onde o Iguaçu permanecesse o original, e criassem um contrato onde permitisse que o Agex fosse SOCIO do Iguaçu, e não “parceiro”, (que nada mais é do que “alguém que está ali pra dar uma mãozinha”) em troca da estrutura, estádio, vantagens nos faturamentos, eles quitassem as dividas da Associação Atlética Iguaçu.
A criação desse novo clube deixa a verdadeira Pantera do Vale cair no esquecimento mais uma vez, como ocorreu em 1997. Aquela que conquistou títulos, que nos forneceu tantos grandes jogadores, que lotou estádios, aquela que realmente fez história em nossa região. Deixar isso acontecer, será um erro gigante, pois hoje temos algo que não pertence a nós por inteiro, algo que está aqui, que não é daqui, mais insiste em usurpar a paixão que sempre sentimos pelo clube que não só representa União da Vitória, mas a região toda.
Não quero que pensem que sou um critico que só quer atrapalhar. Sou somente um torcedor querendo preservar o a história e o valor de um clube, que aos poucos vai sendo deixado de lado.

SUB-17: ISSO É CATEGORIA DE BASE?
Ando acompanhando a novela das categorias da base do Iguaçu Agex. Digo novela, porque foi determinado pela federação a participação do clube no estadual Sub-17 para disputar a segundona do Paranaense. Assim sendo, foi criada as pressas um time para a disputa do juvenil, afim de não haver empecilhos para a equipe principal.
Ora, se isso é um clube de fato, e está afim de firmar raízes em União da Vitória, era bom ter construído pelo menos uma escolhinha de base decente. No entanto, falta estrutura, materiais, e principalmente, um time competitivo. Por que digo isso? pelos atletas serem escolhidos a dedo e as pressas, ou seja, quem apareceu fez parte do time. Enfim, o time se estabeleceu há um ano aqui, e não foi criada uma divisão de base, a qual possa vir a fornecer atletas para a equipe profissional? Salvo que, na cidade sempre existiu um costume de não dar oportunidades aos garotos daqui, sendo que foram perdidos alguns que hoje tem certo renome fora do estado, como o Adriano, lateral do Atlético/GO, e até fora do País, como é o caso do Sabia, jogador da região que está na Áustria. Jogadores da cidade mesmo, poucos foram utilizados na história do clube, com duas ou três exceções, como o Peixe que jogou em 1984 e foi criado próximo as imediações do hoje Estádio Municipal Antiocho Pereira, naquela época, somente centro de treinamento do clube, onde ele cresceu e foi jogador da base do clube e jogou por alguns anos.
Enfim, o atual técnico que vai disputar o Estadual Sub-17, não recebe salário, e fornece todo o seu material para trabalho, alem de treinar em um campo de futebol suíço, na maioria de seus treinos, enquanto que os demais clubes têm pelo menos um local de treinamento. É triste ver como está se dando tudo isso, mas estou tendo perspectivas de que, esse estadual juvenil, será motivo de chacota, infelizmente, para o Iguaçu. Espero estar errado, mas acho que não.

3 Responses so far.

  1. mwk says:

    Massa cara, mas so corrigindo do treinamento do Sub-17, estão ocorrendo no Ferroviario, e no campo do São cristovão.

  2. Unknown says:

    sim sim , mais a maioria dos treinos é no campo do panorama, ou seja suíço !!

  3. eh verdd, treinos três vezes por semana em campo, é muito pouco!

Leave a Reply